6 Coisas que você não sabia sobre Bali
- Ana Balbi
- 24 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2024
Com milhares de turistas visitando Bali todos os anos, provavelmente há muito que você sabe sobre a ilha. As praias mais lindas, os clubs mais famosos e os templos sagrados não são segredo, mas há muito mais para descobrir.
Dê uma olhada nessa lista de 6 coisas que você não sabia sobre Bali e nos conte se você já sabia disso tudo!

1 – O café mais caro do mundo vem de daqui
O Café Luwak, ou Kopi Luwak, é feito com a ajuda muito especial de um pequeno mamífero nativo chamado Civeta.
O Civeta, uma criaturinha parecida com um gato, já foi vista como uma praga na Ásia por comer os grãos de café. Mas descobriu-se que ele come apenas as cerejas de café mais maduras e finas, mas não digere o grão. Durante o processo digestivo, os grãos são decompostos e grande parte da acidez é removida. O excremento do civeta é então coletado e o café Luwak é produzido.
O resultado é um café muito suave, vendido por até US$ 80 a xícara nos Estados Unidos!
Este café também é cultivado localmente em outras localidades da Indonésia, como Sumatra, Java e Sulawesi. O sabor de cada xícara de café pode variar de um lugar para outro. Na verdade, isso depende muito dos hábitos alimentares da civeta.

2 – O sistema de irrigação de Bali é Patrimônio Mundial da UNESCO
Bali tem um sistema de irrigação chamado “subak” que tem mais de 1000 anos e é listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este é o sistema que você verá em todos os famosos arrozais da ilha.
Para os balineses, a irrigação não se constitui do simples ato de molhar as plantas, mas sim da construção de um complexo ecossistema artificial. Os campos alagados em Bali foram construídos ao redor de templos de água e a localização da água é feita por um pastor.
A planta de arroz é considerada um presente de Deus e é a base alimentar de Bali. Enraizado na filosofia balinesa de Tri Hita Karana (harmonia entre Deus, as pessoas e a natureza), o subak apresenta muitos templos aquáticos com reservatórios que abençoam a água à medida que ela continua seu caminho, se tornando parte do legado cultural da ilha.

3 – Bali tem um “dia de silêncio”
O Ano Novo balinês cai normalmente em março, e é celebrado de forma bastante única. Esse dia é chamado Nyepi, que significa “dia de silêncio”.
Neste dia, todas as empresas estão fechadas, assim como o aeroporto, restaurantes, supermercados. Nenhum veículo é permitido nas ruas, e todos são obrigados a ficar dentro de casa. À noite, luzes não podem ser acesas, mesmo dentro de sua casa, hotel ou vila. Barulhos e conversas também não são permitidos. Policiais são os únicos permitidos nas ruas e podem inclusive prender quem desobedeça às normas, mesmo sendo turistas.
Este dia é dedicado a autorreflexão e é uma coisa incrível de se ver. A ausência completa de luzes na ilha inteira torna o estrelado do céu um espetáculo.

4 - Bali não possui 4 estações do ano
Por ser um local tropical, o clima em Bali é ameno durante todo o ano e não existem as estacoes que estamos acostumados no Brasil (Primavera, Verão, Outono ou Inverno). Na verdade, o clima e dividido em duas estações: a seca (abril a outubro) e a chuvosa (outubro a abril).

5 - Dizem que Bali tem mais templos do que casas
Algumas estimativas chegam a 50.000 templos. Embora isso possa ser difícil de acreditar no começo, não leva muito tempo na ilha para perceber que os templos estão literalmente em toda parte. Muitas das principais atrações turísticas da ilha, é claro, são templos elaborados como o Pura Lempuyang, O Tirta Gangga ou o Pura Uluwatu. Mas um número incontável de menores existe em pequenas aldeias rurais e até mesmo em cada complexo familiar.

6 - Bali tem uma das maiores densidades de spas do mundo
Não é preciso ir muito longe para encontrar uma massagem em Bali – a ilha tem cerca de 1.200 spas. A massagem balinesa tradicional é, obviamente, uma obrigação.
Caracterizado por traços longos e não muito firmes focados em pontos de pressão, é influenciado pelas tradições chinesa e indiana.
O nível de mimos depende de você – você pode fazer uma massagem na praia por menos de US$ 10, ou optar por um tratamento cinco estrelas em uma suíte luxuosa.
Então, o que você está esperando?
Venha Viver Bali com sua cultura fascinante e paisagens de tirar o fôlego com a gente!
Comments